terça-feira, 3 de novembro de 2009

Soluções

Eu sou um otimista-realista. Como um bom engenheiro, já sigo pensando nas possíveis soluções e alternativas de imediato quando a situação-problema surge (ou antevendo ela).

Para questões como grandes problemas crônicos da sociedade, eu acho bastante bacana a idéia de algumas ações sociais de grande porte, de um modo que mexa com a cultura, normalmente por meio da educação (formal ou não). Exemplos como o de Bogotá e Nova Iorque para combater o crime, ou a revolução da educação japonesa nó pós-guerra, incutiram novos pensamentos, culturas e perspectivas que mexeram com a população, que passaram a agir e pensar de maneira diferente.

Isso, nós estamos falando de milhões de pessoas ao mesmo tempo.

Sem precisar ir tão longe, dá pra se observar o sucesso das ações pra obrigarem o uso do cinto de segurança no Brasil. Com a educação e a fiscalização bem feitas, o cinto deixou de ser "aquele incômodo que aperta" e hoje as pessoas se sentem inseguras quando não utilizam.

Dito isso, vamos ao exemplo da vez. Uma idéia simples, que poderia servir para influenciar pessoas.

Como convencer alguém a subir uma escada normal ao invés de aproveitar do recurso da escada rolante? Pense em alguma coisa. Agora olhem o que o pessoal do site Fun Theory pensou.



Sagaz não? e aumentou substancialmente a quantidade de gente subindo a escada. Destaque pra parte do molequinho, que só consegue subir um degráu por vez, hehehe.
Ainda foi desenvolvido outro, incentivando jogar lixo na lixeira.



Algumas considerações antes de partir, escrever muito é contra os princípios do semironia.

Isso não é um estudo científico e os resultados não podem ser extrapolados, só um experimento de artistas plásticos financiados pela Volks. De uma certa forma, eram resultados esperados por um determinado período de tempo. Também não foi postado pensando em transpor 100% igual pra o Brasil. O da lixeira mesmo, seria roubado no dia seguinte.
A idéia não é se apegar nestas coisas periféicas, mas perceber o conceito geral.

3 comentários:

Ana B. disse...

e com ctz logo o piano ficaria sem teclas...

mas bem legalz =)

Marina disse...

Adoreeei a do piano. Mas não funcionaria por muito tempo no Brasil, mesmo.

Marina disse...

A propósito, feliz aniversário!!!
\o/