Esta postagem é uma continuação da Ampliando fronteiras
Bem, vou citar o teorema mais bonito da matemática do século XX, e que me deu a pá de cal numa pretensão dígna de super-homem.
Era começo do século XX e uma gama de matemáticos, capitaneados por Bertrand Russell, tentava tapar todos os buracos da matemática. A idéia era começar do conjunto mais fundamental e construir "tudo de tudo" na matemática. Era algo tão abstrato que só na metade do segundo volume do livro dele (cada volume com mais de 1000 páginas) ele prova que 1+1 =2 [este realmente não tinha o que fazer]. Porém, sempre tinha um ou outro entrave que barrava os estudos.
Aí que veio o showman, Kurt Gödel, e na sua tese de doutorado soltou dois teoremas que dizem basicamente (e grosseiramente) o seguinte
"Para conjuntos axiomáticos amplos, ou o conjunto é inconsistente e/ou incompleto"
Para se ter uma dimensão do tamanho do coice, a lógica é um sistema que se enquadra nos termos. Ou seja, a própria lógica é inconsistente. Mas o que é esta inconsistência? Há afirmações que não se é capaz de provar a veracidade, nem a falsidade e nem mesmo saber se é possível provar ou não.
Agora imagine uma conjectura que ninguém sabe responder, se o cidadão se meter a pesquisar, existe a possibilidade de ser impossível dizer que sim ou que não. Depois deste teorema, Russell (o do começo da história) colocou as mãos na cabeça e pensou, "me fudi".
Moral da história:
É possível que haja questões que você pense, pese, procrastine, pense mais um pouco e não vai sair do lugar. Aquela pessoa te deu um pé na bunda sem mais nem menos e você já juntou tudo e não conseguiu entender por que diabos? Desista, Falta informações, conceitos, seu sistema é incompleto (ai que nerd). Agora se você está absolutamente em dúvida entre dar o pé na bunda ou não, se os motivos do chutão na retaguarda se equiparam ao desejo de carinhar a mesma. Desista de uma decisão perfeita. Além de incompleto, você é inconsistente (de novo) e casos como este, que se encontram na linha de fronteira por exemplo, podem ser impossíveis de ser resolvidos totalmente.
E ainda tem quem bata no peito pra dizer que sempre é coerente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário