domingo, 2 de agosto de 2009

Apostas sociais

Há alguns anos em uma das minhas conversas sobre o nada com alguma das minhas eu comentei sobre como o meio influencia na gente e sobre as "mudanças de era" e fiz uma aposta para o futuro que achava bem possível de acontecer:

As relações "fortes" entre pessoas poderiam ganhar braços e se multiplicar.
Bem, ao invés de casais, iram se formar grupos, a priori pequenos, que delimitando certas regras iriam conviver entre si e ser feliz.
[percebo que é uma tarefa inglória explicar isso tudo num post aqui, provavelmente não vai ser completo. Portanto, antecipo as desculpas por tal]
Algo como um "casal" de 3, 4, 5 pessoas por exemplo.
O eixo que os ligaria seria o das semelhanças e afinidades. Seria um subproduto da dificuldade de ser monogâmico-fiel-solitário para ambos os sexos em épocas que o consumo(inclusive o sexual) e o individualismo tão em alta.

Antes que pareça, essa conjectura não se limita a uma 'suruba', 'swing' ou coisa do tipo. É uma relação dita "mais séria" entre mais de duas pessoas!

Difícil de equacionar? Sem dúvidas. Padece do mesmo mal das relações abertas que aparecem hoje em dia. Não tem regras de comportamento pré-definidas como as relações monogâmicas-cristâs, o velho "pode/não pode" <=> "deve/não deve".

O fardo desta dificuldade é pesado. Lembro de um casal que tentou abrir a relação e combinou "vamos contar um para o outro o que acontece". O mocinho pulou a cerca, contou e.. então, como agir? A relação passou uns meses abalada e resolveram fechar de novo. Lidar com um ambiente com pessoas assim, equacionar orgulhos e ciúmes é dureza, mas enfim..

Essa introdução acima foi pra indicar uma matéria que saiu na Newsweek do final de julho( link AQUI). É uma história como esta, chamado nos EUA de Polyarmory, questionando se seria a nova revolução sexual.



A do centro é Tenisa, ela encontrou Larry. Ambos vinham de relacionamentos furados. Larry apresentou a ela Scott e os dois (Tenisa e Scott) passaram a namorar também. Os três a morar na mesma casa.
Eles tem algumas regras, os rapazes não são gays e não há nenhum tipo de Ménage. Cada um tem seu quarto na casa.

Há algum tempo, Tenisa passou a namorar outro cara fora da relação, o Matt que é casado e tem um filho de 6 anos com Vera. E Vera, pasmén, conheceu e passou a namorar também o Larry.
Tudo isso consentidamente, de sair todo mundo junto no parque pra passear.
Hoje eles formam um cluster de 5 pessoas, é quase uma comunidade, hehe

Pois é, vamo ver o que o futuro nos vai dar e em quanto tempo isso vai virar capa da veja/época/isto é

4 comentários:

Anônimo disse...

ahahahhahhahhahahah

eu aposto no guri de 6 anos roubar Tenise de todos!
quando adulto óbvio.

o que as pessoas chamam de sacanagem eu chamo de maturidade e muito respeito... se não, essas coisas não seriam perfeitas.

tá afim de ter um relacionamento assim cmg?

;)

beijo corazón indeciso.

Marina disse...

Acho que a mente das pessoas ainda é pequena demais para suportar esse tipo de realidade. Mas, vai saber, talvez o mundo acabe antes que isso seja comum.

Manoela Lemos disse...

Suas idéias são subversivas, =O

Relacionamentos pluralistas levam ao caos...no um a um, a realidade já é deveras complicada, aumentando os seres presentes, aumenta-se proporcionalmente as dificuldades!!

Mirna Oliveira disse...

E eu aqui achando "complicado" ter UM namorado...