quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A comédia dos erros - cia stravaganza

Adianto logo que este post não tem o perfil do blog. O objetivo é dar meu depoimento (não espere exageros técnicos ou seriedade) sobre o espetáculo " A comédia dos erros" da companhia gaúcha Stravaganza, no festival Recife de Teatro.

Gostei. Andei vendo o texto da peça que tem por aí na internet e a essência foi razoavelmente mantido. O monólogo inicial é bastante pertinente e condizente com a peça.
Por sinal, que agilidade dos atores! Várias trocas de roupa, personagens, revesavam até na sonoplastia, além de ter bastante interação com o público.

Outro destaque que eu acho interssante é a mescla da linguagem shakespeariana com modernidades. Ao mesmo tempo que anda por cidades antigas, se fala no celular. Possuem diálogos, por vezes, rimados, musicais e em outro momento, uma lingüagem simples e popular.

A peça foi encenada no teatro do Armazém, que há tempos é um teatro problemático. O acesso ao banheiro, a própria arquibancada. Desta vez chegou a interferir diretamente na peça com um problema na iluminação. Mais um destaque para os atores, que tiveram bastante jogo de cintura para lidar com a situação, improvisaram e acabou saindo tudo bem.

Agora umas observações mais ao meu estilo

* Em um momento da peça, duas atrizes foram sair atracadas, tropeçaram a cairam já na área da coxia.

* Uma outra hora uma mocinha oferecia morangos para a platéia. Até que ofereceu a um senhor enquanto ele estava no auge do cochilo.

* O público não sacou bem a idéia da peça começar com um mercado onde os vendedores são os próprios atores. A maioria subiu para a arquibancada desconfortável e nem parou pra ver os peduricalhos.

* Ah, eu acho muito bonzinho os 'r' pronunciado pelo sotaque gaúcho.

Um comentário:

Marina disse...

Eu queeeeero morangos! =~