quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ampliando fronteiras

Gosto da prática, mas hoje eu queria dar um destaque à teoria.


Pensamentos, teorias, idéias, são capazes de ampliar o horizonte que se alcança. Ultimamente eu tenho zanzado por esta área nas minhas leituras, em detrimento aos romances por exemplo, acho que pela necessidade de querer enxergar ainda mais longe.

Recentemente (há coisa de um mês, que é quando esta postagem foi escrita) li sobre duas coisas que me fizeram derrubar pilares que eu tinha em mente e me criaram novas perspectivas, são matemáticas (este blog tem andado mais matemático ultimamente por sinal), mas acho que compreensíveis e, principalmente, extrapoláveis para o senso comum.

A primeira:

Sabe a Geometria Espacial? É o que há de mais fundamental na geometria, onde define ponto, reta e plano. Esta parada criada por Euclides não tinha o que fazer na Grécia e desenvolveu tooooda a geometria em 5 axiomas básicos. Todos bem aceitáveis.



- Por dois pontos passa uma única reta (Sérioo?)
- Pode-se traçar um círculo com qualquer centro e com qualquer raio. (Não diga...)
- Retas paralelas tem distância constante uma da outra (é mesmo?)

Agora que começa a brincadeira. Alguns matemáticos importantes duvidaram desta última "óbviedade" e foram atrás e chegaram um resultado emblemático.
Descobriram que eram capazes de propor outras geometrias, onde retas poderiam ser arcos, por exemplo (entre um monte de outras figuras exóticas) e que mexia com toda a estrutura da coisa. Era uma visão totalmente diferente desta que a gente é capaz de enxergar. Porém, figuronas como Gauss (o principe da matemática, salve salve) fizeram uma pergunta que deve ser o que você está pensando "E daí? Conjecturar sobre algo que não existe?"

Eistein (o da foto da língua de fora) matou a charada. Ele foi capaz de provar que o nosso universo é curvo e não deste jeito que nossos olhos nos mostram e que Euclídes contava. Toda esta noção que nós temos em mente serve para dimensões pequenas (alguns milhares de quilômetros). Depois disso, a curvatura começa a pesar.

Moral da história:

Observem como um postulado que foi questionado mudou todo curso da história. Sempre que nós emitimos nossa opinião, fazemos baseando em um conjunto de princípios que estão conosco para que o que der e vier.

Seus princípios estão em dia com você?

Enquanto isso, sigo fantasiando no mundo curvo

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Boo

Tenho um novo aliado para combater a minha insônia. São os audiobooks que eu encontrei na internet, que narram umas histórias do Nelsão Rodrigues (pra quem quiser baixar, aqui), o velho rabujento que eu vivo citando de referência. A voz do audiobook é de Milton Gonçalves, muito competente para esta atividade, por sinal.

Convenhamos, não é a melhor história pra se ouvir no pré sono, normalmente tem um quê de angústia, tensão e comumente um final trágico e pesado. Mas enfim, tem funcionado.

Só que ontem, eu caí pregado na arapuca que eu mesmo armei.

Na terceira história que ouvia o tinha algumas referênncias ao espiritismo, brincadeira do copo, estas coisas. Eu já tava com as idéias trocadas, ouvindo cada vez menos o que era narrado, perdendo o foco, pegando no sono.. devagar..

Até que de repente Milton Gonçalves reforça a voz e solta

O DEMÔNIOOOOOOOOOO

Eu tomei um susto sem tamanho. Em instantes, estava desperto de novo. Parecia o próprio me chamando pra dar um passeio na floresta.
Esperei o resto da história acabar e dormi. Pelo menos esta parte o susto não atrapalhou

domingo, 12 de julho de 2009

Pela metade

De passagem pelo pão de açúcar, ouvi um trecho de um diálogo partindo de uma mulher que não fazia questão de falar baixo.

"Eu já peguei de tudo. Já peguei mulher grávida, travesti, bicha louca.."

Neste momento ela parou pra respirar e eu segui meu caminho.

Mas o que diabos ela estava dizendo quando citou isso?

sábado, 4 de julho de 2009

Circuito dos poetas

Finalmente.
Uma idéia que saiu do papel. A imagem de todos os poetas do Circuito dos poetas do Recife
Entretanto, as fotos não estão exatamente nos melhores ângulos. Há uma razão para isso.
Tenta descobrir?

As fotos contaram com a colaboração do Mr Mota e os textos foram selecionados por Mrs Poroca

Link do Circuito dos poetas