sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Politicaria II - Debates

Alguém viu ontem o debate da Band? Parabéns pra quem conseguiu assistir inteiro.

Ainda que eu tivesse interesse em assistir inteiro, não conseguiria por conta do cenário da Band. Por um telão luminoso atrás dos candidatos deixou Serra verde e fez com que olhar pra Dilma, com o fundo amarelo, fosse uma agressão visual. Particularmente os erros de português me incomodam também e pelo menos três dos quatro cometeu um "estrupo"



[fundo do cenário de Dilma]

Sobre o debate em si, antes eu queria estabelecer um parâmetro. O que seria um debate ideal? Considero que seja um onde seja possível perceber as diferenças de opinião acerca dos participantes a fim de tirar minhas próprias conclusões. Um fala porque acredita em "x" e porque não em "y", o outro faz isso, mantendo sempre no campo das ideias. Alguma semelhança com o debate contemporâneo?

O Brasil obteve alguns bons resultados econômicos-sociais, isso fez com que pouco se discuta sobre estratégias macro pelos candidatos, eles concordarem com a forma geral de gerir. Nos pormenores eles empatam. Por último, os candidatos estão lá para "ganhar" o debate, esta distorção de objetivo faz com que a evasão às perguntas seja o mote. Respostas genéricas, fugas, tudo milimetricamente treinado. É apenas um jogo de retórica de gente que tem este livro abaixo na cabeceira



ué? eu também tenho, mas eu não minto muito não :D
Sempre quis escrever sobre este livro aqui no blog mas não encontrei a perspectiva, um dia eu acho que sai!

Faço uma analogia de uma tema apresentada por um cientista estrangeiro na faculdade que eu participei ontem. Ele vende soluções envolvendo este tema e na sua apresentação os pontos fortes e fracos se transformaram em pontos muito fortes e pontos nem tão fracos assim. O debate político permanece assim, vazio, jogo de retórica, sendo difícil até pegar elementos interpessoais, por estes também serem manipulados.

Enfim, escolher um candidato é difícil. As cobras estão todas na toca e ainda não puseram suas cabeças de fora.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Das fotos que não tirei

Como se sabe aqui no blog, eu gosto de fotografias. Há algumas que mexem comigo, mas lembro bem das fotos que não tirei e que gostaria de ter tirado.

Logo me vem a cabeça 5 cachorros dormindo na praça do marco zero, onde desmontavam o palco do show de Reveillon. A maior cara de "o ano está começando agora"

Outra é de uma briga de torcidas do Atlético do Paraná e do Paraná-clube. ônibus se cruzam. Vândalos aos montes pulam pelas janelas e se aproximam, apontando morteiros uns contra os outros. De repente, no meio da briga, aparecem dois guardas municipais desarmados para conter o tumulto! A foto seria a torcida do atlético a esquerda, a do paraná a direita e dois policiais no meio

Hoje eu vi uma destas
Trânsito na cidade complicado graças ao dia de chuva. No canto de uma via movimentada uma carroça sendo puxada por um cavalo. Em cima da carroça, o puxador, de lado, tranquilamente conduz o cavalo e fala ao celular, alheio aos transtornos que ele causava ao trânsito. Ele tava meio de lado, com uma capa de chuva velha e com uma expressão de que estava falando nada sério ao telefone.

Daria uma foto incrível. tentem visualizar também

Ando meio ausente daqui, mas vou aos poucos escrevendo e salvando pra voltar já com um tanto de coisa acumulada