segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Viajar sozinho

Alguém já se jogou assim? Eu confesso que não completamente só, mas já estive em lugares que só tinha o teto e o resto do lugar eu tinha que desbravar sozinho. Além disso, eu passei por uma experiência na minha última viagem que me deixou nesta situação, de não ter ninguém na cidade onde estou.

É uma experiência incrível de autoconhecimento. Você decide se quer ir pro norte ou pro sul, se é melhor pegar o ônibus e voltar ou ver o sol se esconder na praia. Se e melhor dar um mergulho ou um cochilo. Tudo isso, sem precisar da concordância de outra pessoa, a decisão não é 50%, é 100. Não tem espaços para indecisos.

Uma outra características de viagens solitárias é a facilidade e necessidade de interação. Por um lado, você se sente mais solto e impelido para ir até alguém e falar algo. Por outro, é bem mais fácil alguém chegar pra falar com você, estando sozinho do que em grupo. Conversando com pessoas de fora, há a possibilidade de sugar novas experiências, interpretações, ways of life, enfim, sentir o que é o cidadão fulandense. Isso pra mim é um desafio, já que eu sou envergonhado pra abordar.

Ainda haveria outras coisas pra citar, mas fica para uma outra postagem. Acho que por estes dias eu devo postar um dia que estive largado numa cidade desconhecida em uma viagem, o final foi meio surpreendente.

sábado, 28 de novembro de 2009

Outros hobbies

Uma parte aqui conhece. Um dos meus hobbies mais evidente dentre os milhares que eu tenho é o de fotografia.

Duas viagens , uns bons dias fora, muitos registros feitos. Aos poucos eu vou postando nos meus álbuns do Orkut.
Lá eu sempre começo pelos álbuns mais genéricos, os de paisagens. Como o acréscimo foi grande, tive que remodelar as coisas e os 2 álbuns de paisagens se tornaram 4. Vocês podem ver clicando nos links abaixo (Ainda para os que não tem orkut, pode clicar que funciona).


Deste grupo, eu destacaria os dois primeiros. Tirar foto de expressões em bichos é algo que custa bastante, mas desta vez consegui resultados legais :D


Fauna e Flora

Rios Mares e lagos

Paisagens e pessoas

Coisas










domingo, 22 de novembro de 2009

Ói Nóis aqui traveis*

Não sou o maior fã de falar em primeira pessoa neste blog, mas vou ser forçado a abrir algumas exceções
Alguns aqui sabem da razão do meu sumiço. Andei viajando por aí, arrumei uma promoção, pus a mochila nas costas e meti a cara. Tive a sorte de viver dias incríveis, muitas histórias a serem contadas, muitas fotos pra se organizar. Apesar de ter chegado há uma semana, ainda não consegui organizar tudo do jeito que eu queria. O espírito novo que eu trouxe na viagem me fez tomar umas medidas pessoais para reposicionar o que for possível sob novas perspectivas e ampliar as fronteiras da minha ignorância. Acredite, normalmente comigo funciona.
Uma eu vou adiantando aqui, resolvi apagar todas as minhas mp3, lá se foram algo em torno de 30 gigas de música.
Ta, fiz um backup antes, mas não tenho muito o hábito de ouvir músicas a partir dos dvds. Minha intenção é me forçar a sair um pouco da zona de conforto e voltar a ir atrás do que ainda não ouvi e que valha a pena. Descobri que tinha algumas coisas no computador que eu fiquei de ouvir e acabou criando teia.
Espero voltar aqui no futuro contando que a experiência teve sucesso.

* Seriam os Demônios da Garoa ou Adoniran os precursores do miguxês?

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Soluções

Eu sou um otimista-realista. Como um bom engenheiro, já sigo pensando nas possíveis soluções e alternativas de imediato quando a situação-problema surge (ou antevendo ela).

Para questões como grandes problemas crônicos da sociedade, eu acho bastante bacana a idéia de algumas ações sociais de grande porte, de um modo que mexa com a cultura, normalmente por meio da educação (formal ou não). Exemplos como o de Bogotá e Nova Iorque para combater o crime, ou a revolução da educação japonesa nó pós-guerra, incutiram novos pensamentos, culturas e perspectivas que mexeram com a população, que passaram a agir e pensar de maneira diferente.

Isso, nós estamos falando de milhões de pessoas ao mesmo tempo.

Sem precisar ir tão longe, dá pra se observar o sucesso das ações pra obrigarem o uso do cinto de segurança no Brasil. Com a educação e a fiscalização bem feitas, o cinto deixou de ser "aquele incômodo que aperta" e hoje as pessoas se sentem inseguras quando não utilizam.

Dito isso, vamos ao exemplo da vez. Uma idéia simples, que poderia servir para influenciar pessoas.

Como convencer alguém a subir uma escada normal ao invés de aproveitar do recurso da escada rolante? Pense em alguma coisa. Agora olhem o que o pessoal do site Fun Theory pensou.



Sagaz não? e aumentou substancialmente a quantidade de gente subindo a escada. Destaque pra parte do molequinho, que só consegue subir um degráu por vez, hehehe.
Ainda foi desenvolvido outro, incentivando jogar lixo na lixeira.



Algumas considerações antes de partir, escrever muito é contra os princípios do semironia.

Isso não é um estudo científico e os resultados não podem ser extrapolados, só um experimento de artistas plásticos financiados pela Volks. De uma certa forma, eram resultados esperados por um determinado período de tempo. Também não foi postado pensando em transpor 100% igual pra o Brasil. O da lixeira mesmo, seria roubado no dia seguinte.
A idéia não é se apegar nestas coisas periféicas, mas perceber o conceito geral.